Sobre mim

Formada em 1987 em Bacharel em Psicologia e em Licenciatura Plena em 1986,tem experiência na área de Psicologia Clínica entre outras áreas de especializações.

Iniciou experiência no Hospital Psiquiátrico Pedro II, na Enfermaria Nobre de Mello, que era enfermaria de crise de Psicóticos Agudos, onde foi a base das experiências.

No Hospital Psiquiátrico Pedro II, partilhou por 12 anos ideias de transformação sob o novo conceito de Psiquiatria de Portas Abertas, onde atuou na criação do Teatro Terapêutico nas Oficinas Protegidas; Pensão Protegida, Hospital Dia e CAPS.

Através do Projeto Feira Livre, inicia-se um trabalho EXTRAMURO, ressocializando os internos a participar de uma vida laborativa, resgatando os conceitos de cidadania, pelo trabalho realizado em FEIRIA LIVRE de rua, com o Projeto “PULANDO O MURO, O HOSPÍCIO VAI A FEIRA”, apresentado no Congresso de Saúde Mental em Pernambuco. Abrindo o pensamento para o Centro Comunitário, que geria a inter-relação da convivência psiquiátrica na sociedade.

Transferida para a Região Serrana do Rio de Janeiro, elaborou vários projetos em 1996, tais como: Grupo de porta de entrada em grupo de Apoio Psicológicos, Psicoterapias em Grupo, Grupos de Egressos. Mais tarde, por saber manejar grupos, iniciou grupos de crianças portadoras de diabetes e grupos de familiares de psicóticos agudos, e por fim o Programa Municipal de Controle ao Tabagismo.

Coordenou o Programa de Tabagismo desde 2002 até dezembro de 2019, criando e implantando toda estratégia Tabágica Municipal em uma cidade serrana do Rio de Janeiro. Iniciando o 1º Simpósio sobre Tabagismo no Município dentro das UBSS, PSFs e o Comércio. Criando vários eventos para pensar, e treinar profissionais sob o tema: Tabagismo.

Através do SESC iniciei um trabalho pioneiro para realizar um Grupo de tratamento para os Pais que possuíam crianças com espectro autista em 2016, até hoje. Criei e desenvolvi um trabalho com os familiares para que retomassem e desenvolvessem a auto estima e confiança pessoal. Decorrente desse trabalho os familiares se reorganizaram e criaram o TEMA, que ajuda também os familiares e as crianças com espectro autista no meu município, mostrando que cada ser humano pode se reinventar.

Na área da Psicologia Especializou-se em Gestalt Terapia (1991) e a parte teórica do Existencial Humanismo (1987).

1.Curso de Libras no INES (2018 a 2021).

2.Advocacy ACT Brasília (2014).

3.Especialização em Atualização sobre Tabagismo PUC-Rio (2012)

4.Supera Faculdade de São Paulo (2007)

5.Especialização em Psicologia Clínica Conselho Regional de Psicologia (2002)

6.Especialização em Gestalt Terapia(2000)

7.Especialização em Psicologia Existencial Humanista(1999)

8.Especialização em Terapia Floral UERJ IBEHEE (1999)

9.Especialização em Ambientes Saudáveis e Sustentáveis Fiocruz (1998)

10.Especialização em Saúde Mental Hospital Pedro II (1991)

11.Curso de extensão sobre Centro Comunitário a saúde Faculdade de Santa Catarina

“Nunca paramos de errar. Precisamos aprender a errar menos”.

Márcia Sayão

Entre em contato